terça-feira, 24 de maio de 2011

Nelson Mandela - Um exemplo para Humanidade

   Nelson Mandela nasceu no dia 18 de julho de 1918, filho de um conselheiro do chefe supremo do povo thembu, perto de Qunu, onde hoje fica Cabo Oriental.
Dedicou toda sua vida a combater a dominação branca, largou a faculdade nos anos quarenta logo antes de se formar, nesta época já começou sua luta contra o regime apartheid, tambem fundou a Liga Jovem do Congresso Nacional Africano, partido político que esta até hoje no comando da África do Sul.
Sempre foi uma pessoa que buscou lutar pelos princípios morais, ao contrário de muitos líderes que procuravam criar uma imagem muito próxima de um deus, Mandela não queria ser conhecido como uma divindade, e sim como um homem normal com fraquezas, algumas das quais são fundamentais para aprender na vida.

     Mandela passou a década de 1950 lutando como um dos principais membros do movimento anti-apartheid, nesta época ainda fez a divulgação da Carta da Liberdade, que buscava o fim para o regime segregacionista, em 1960 mudou sua opinião sobre a luta pacífica contra o apartheid quando policiais sul-africanos mataram 69 pessoas em uma manisfetação, este dia ficou conhecido como O Massacre de Sharpeville e a partir desse dia Mandela também aderiu a luta armada. Em 1961 se tornou comandante do braço armado do CNA quer era conhecido como “ Lança da Nação”.
Em 1962 foi preso e condenado a cinco anos de prisão por incentivo a greves e viagem ao exterior sem autorização, em 1964 foi condenado a prisão perpétua por planejar ações armadas.
No Julgamento de Rivonia onde era acusado de crimes que poderiam levar a pena de morte ele fez uma declaração do banco dos réus que entrou para a história.



"Eu estimo o ideal de uma sociedade livre e democrática, na qual todas as pessoas convivam em harmonia e com oportunidades iguais. Esse é um ideal ao qual pretendo dedicar minha vida e que pretendo alcançar. No entanto, se for preciso, esse é um ideal pelo qual estou disposto a morrer". Mandela foi condenado à prisão perpétua em 1964.

No período de prisão ele recebeu apoio de governos do mundo inteiro, e com o aumento das pressões internacionais o então presidente da África do Sul, Frederick de Klerk soliciotu a libertação de Nelson Mandela e a retirada da ilegalidade do CNA. Após isto eles dividiram o Prêmio Nobel da Paz, pelos esforços em acabar com segregação racial. Em 1991 ele se tornou presidente da CNA e em maio de 1994 assumiu o cargo de presidente do páis, tornando-se o primeiro negro a ocupar o posto.
Nelson mandela se casou três vezes e teve 5 filhos, a primeira esposa foi Evelyn Ntoko Mase, depois casou-se com Winnie Madikizela com quem ficou 38 anos mas acabou se divorciando por divergências políticas, depois se casou com Graça Machel que era viúva de um antigo presidente moçambicano e aliado da CNA.

“Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmão”. NELSON MANDELA
Curiosidade: Apartheid significa "vida separada”

Nenhum comentário:

Postar um comentário