segunda-feira, 23 de maio de 2011

Gandhi - Político ou Santo?

Mahatma Gandhi foi foi um santo politico e o construtor da independencia da Índia ou seja, ele é consagrado o pai da Índia moderna como nação.

Mohandas Karamchand Gandhi nasceu no dia 2 de outubro de1869, na cidade de Porbandar, na Índia ocidental, hoje estado de Gujarat. Seu pai era um politico local, e a mãe era uma devota vaisnava

Como era costume em sua cultura, sua familia arranjou seu casamento com Kasturba Gandhi, ele com 13anos e ela com 14 anos.

Gandhi se formou em direito na Inglaterra e lutou pela libertaçao da índia da dominação britanica que estava a 3 seculos. Pregava a resistência pacífica, a Não concordar em se submeter ao mal e estar disposto a dar até a vida se necessário for, para provar que está do lado do que é justo, bom e correto. Foi assim que, de demonstração maciça, o Império Britânico comprovou muitas vezes a superioridade moral daquele povo dominado e oprimido. Tambem Mais de uma vez, fez um “jejum até a morte” para protestar contra a dominação britânica e pedir paz a seu povo. Em momentos considerados cruciais para a economia britânica, Gandhi convocava o povo a jornadas de jejum e meditação. Na prática ninguém trabalhava, mas Gandhi jamais falava ou mesmo pensava na palavra greve.

Em Janeiro de 1942 enquanto um número considerável de estadistas, líderes políticos e revolucionários do século XX, homens que provocaram guerras ou causaram massacres terríveis, morreram de causas naturais. Gandhi, um dos maiores pacifistas desse século, pai da independência da Índia, aquele que tudo fez ao longo da sua prodigiosa atividade para banir a violência da vida política, foi assassinado.

Condutor de sí mesmo, foi condutor de outros homens. Foi ele o homem de nosso tempo que mais acreditou no homem.





Olho por olho e o mundo acabará cego. - M. Gandhi

Nenhum comentário:

Postar um comentário