sexta-feira, 27 de maio de 2011

Che Guevara- Viva a revolução!

Ernesto Rafael Guevara de La Serna  nasceu em Rosário na Argentina, no dia 14 de junho de 1928, foi um político, jornalista, escritor e médico. Guevara foi um dos  comandantes que lideraram a Revolução Cubana  e levou a um novo regime político em Cuba
Em 1954, conheceu, no México, Raúl Castro e logo depois o irmão Fidel Castro. Entrou para o grupo revolucionário de Castro, que se instalou na região de Sierra Maestra, em 1957. Pretendiam derrubar o governo de Fulgencio Batista, que era apoiado pelos Estados Unidos, e implantar o socialismo na ilha.
Após a vitória dos revolucionários, em 1959 e a implantação do socialismo em Cuba, Che Guevara tornou-se membro do governo cubano de Fidel Castro, exercendo as funções de embaixador, presidente do Banco Nacional e Ministro da Indústria.

Em 1961, Che visitou o Brasil e foi condecorado, pelo então presidente Jânio Quadros, com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.
Che Guevara acreditava que a revolução socialista, contra o imperialismo comandado pelos Estados Unidos, deveria ser levada para outros países. Lutou no Congo na África e depois foi para a Bolívia, onde estabeleceu uma base guerrilheira. Pretendia unificar os países da América Latina sob a bandeira do socialismo e invadir a Argentina.

Com pouco conhecimento do território e sem apoio dos camponeses e do partido comunista boliviano, sua luta tornou-se difícil. Foi capturado pelos soldados bolivianos, na selva de La Higuera na Bolívia, em 8 de outubro de 1967. No dia seguinte foi executado.


"A revolução acontence através do homem, mas o homem tem de forjar, dia a dia, o seu espírito revolucionário."

Um comentário: