sábado, 30 de abril de 2011

Mundo Árabe – Explosão dos Conflitos!

   A grande riqueza imposta pelo Petróleo gerou uma grande diferença de classes onde os ditadores (donos do petróleo) conquistaram absoluto controle de seus países como chefes do governo, eles gastavam fortunas em construções e projetos de ordem pessoal e os investimentos em seus países eram voltados para atender a estrutura do mercado de exploração e exportação do Petróleo deixando outras obrigações de lado, como, saúde, infra-estrutura das cidades, educação, saneamento básico, distribuição de renda entre outros.
    A população estava miserável a mercê desta pequena elite, até que grupos se uniram para tentar derrubar estes ditadores.
    Desde então manifestações e protestos vêm ocorrendo no Oriente Médio e no Norte da África desde 18 de dezembro de 2010. Houveram revoluções na Tunísia e no Egito(queda de seus respctivos ditadores), e uma guerra civil na Líbia que ainda não tem data para acabar; Hoje estão ocorrendo grandes protestos na Argélia, Bahrein, Djibuti, Iraque, Jordânia, Síria, Omã e Iêmen e protestos menores no Kuwait, Líbano, Mauritânia, Marrocos, Arábia Saudita, Sudão e Saara Ocidental. Os protestos têm compartilhado técnicas de resistência civil envolvendo greves, manifestações, passeatas e comícios, bem como o uso das mídias sociais, como Facebook, Twitter e Youtube, para organizar, comunicar e sensibilizar a população e a comunidade internacional em face de tentativas de repressão e censura na Internet por partes dos Estados.
       A luta pela democracia está em seu auge nestes países, o povo cansou de ser explorado por esses ditadores.
       Continue lendo nosso Blog, pois abordaremos outros conflitos e seus resultados.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Mundo Árabe – O Poder concentrado!

   Com a descoberta de grandes jazidas de petróleo os países árabes se tornaram os maiores exportadores de uma das mais importantes fontes de energia do mundo.
    O grande crescimento das indústrias na Europa Ocidental e na América do Norte fez com que estes países ganhassem forte importância no cenário mundial, já que o valor do petróleo poderia mexer com os preços de muitos produtos industrializados.
  Sabendo que estavam com ‘’o mundo em suas mãos’’ os líderes Árabes resolveram se juntar para se proteger das investidas do exterior para controlar suas jazidas, então foi criada a OPEP(Organização dos Países Exportadores de Petróleo).
   O Petróleo valia pouco, litros e litros eram vendidos por alguns centavos de Dólar, mas essa situação mudou quando na década de 70 a OPEP resolveu mostrar sua força provocando um aumento assustador no valor do barril gerando uma crise mundial, com isso, países industrializados foram obrigados a procurar outras fontes de energia e outros lugares para poderem explorar o petróleo, inclusive no Brasil.
   Atualmente a OPEP produz 40% de todo o Petróleo do mundo, vendendo para todos os continentes, principalmente para a América e Europa onde o consumo supera a produção.
    Esta posição de destaque dos Árabes gerou gigantescas riquezas para poucas pessoas e muita miséria para a maior parte da população que acabou se revoltando com o regime de governo de seus países.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Conflitos no mundo Árabe - Onde tudo começou?

    Maomé um homem muito sábio e inteligente, nasceu na Península Arábica (coração do Mundo Árabe) no ano de 570, vindo de uma rica família de comerciantes, além de Profeta ele também foi um político muito hábil, convencendo e unificando todo o povo Árabe da sua região.
    Ao contrário do que muitos pensam, Maomé não era fanático e não era contra as religiões que existiam no mundo da época, no caso o Cristianismo e o Judaísmo.
    Pelo contrário ele respeitava muito essas fés e inclusive reconhecia o papel importante de figuras tais como Jesus e David.

     Na sua nova religião, o Islamismo, no entanto, Maomé pregava novos ensinamentos.
     Devido a sua forte liderança política entre os Árabes, Maomé foi expulso de sua cidade natal Meca no ano de 622 pela Aristocracia(para quem não sabe, vem do grego melhores = elite).
      Fugindo pelo deserto, Maomé chegou até a cidade de Medina, onde em segredo organizou um exército para invadir Meca e converte-la na sua nova religião.
      Foram travadas sangrentas batalhas entre os exércitos de Maomé e os soldados de Meca, durante anos e anos, mas no final desta guerra Maomé saiu vitorioso e conquistou Meca, uma das principais cidades da época.

      Contando agora com 2 cidades sobre seu comando Maomé expandiu ainda mais seus exércitos e durante os anos seguintes iniciou uma nova guerra para unificar todos os Árabes, derrotando um a um todos os seus inimigos.
        Após sua morte toda a Península Arábica já estava totalmente unida, seus seguidores agora partiriam para a conquista do mundo.
        Essa conquista prosseguiu por séculos e levou os domínios Árabes de Jerusalém até Lisboa em Portugal.  Esse Grande Império Árabe foi se dissolvendo com o tempo e os Cristãos recuperaram suas terras.
        Seguem abaixo dois quadros que mostram claramente como era o império em seu auge e como ficou nos dias atuais.



   

domingo, 17 de abril de 2011

Cresça com o passado, seja bem informado e bem sucedido em sua vida!

    Bem vindos a um mundo de descobertas.
    Os conflitos do passado refletem na forma que pensamos, agimos e nos organizamos nos dias de hoje, estar antenado nos principais acontecimentos da história mundial passada e atual será muito importante para que você tenha a verdadeira noção de mundo e que não julgue tais fatos sem ter uma compreensão mais apurada.  
     Observação: Na maioria das entrevistas de emprego dominar este assunto será uma grande vantagem competitiva.
     Hoje estamos algemados em muitas informações estúpidas que não levam a conclusão alguma sobre os principais assuntos de seu interesse, e que você nem imagina que sejam.
Algumas questões para refletir:
     O que está acontecendo com o mundo Árabe? Por que tantas revoltas?
     Vamos além. O que você tem a ver com isso se está tão longe?
     Aqui fica um convite em nosso primeiro post a acompanhar diariamente o nosso jeito de contar essa história e te deixar ligado para responder estas e outras perguntas com propriedade e sabedoria.
     Você gastará apenas 10 minutos por dia do seu precioso tempo entre ler nosso post e refletir as informações passadas.
     Lembre-se – Evolua sempre, conheça a sua história que acabará se conhecendo melhor!